sábado, 3 de janeiro de 2009

Patria amada, Brasil!!



Em meados de Agosto de 2007 eu estava em Londrina fazendo a prova de intercâmbio
a prova era dividida em 2 partes, a primeira parte objetiva e a segunda era uma entrevista onde +- 5 ou 6 rotarianos faziam perguntas de diferentes tipos testando conhecimentos gerais e sobre rotary, uma das perguntas que me fizeram foi:
"quando você estiver em outro pais no seu ano de intercâmbio, o que você vai falar sobre o Brasil??"
minha resposta foi:
"acho que a primeira coisa é mostrar que o Brasil não é só futebol e Carnaval, mostrar que tem muito mais que isso..."
uma resposta básica, digamos clássica...

algumas semanas atrás eu fui almoçar em um restaurante com a intercambista americana um outro americano atualmente residente em irkutsk e Lida, a conselheira de estudantes de intercâmbio. Estávamos conversando sobre E.U.A, Rússia e Brasil, quando me perguntaram de alguem famoso do Brasil, Mundialmente Famoso, eu pensei, pensei, pensei e a única pessoa que eu consegui lembrar, que não fosse um jogador de futebol ou voley foi Santos Dummond aparentemente um erro da minha parte ter falado dele junto de 2 americanos, por que pra eles os inventores do avião foram 2 irmão que eu não consigo lembrar o nome...
Minha situação: estavam falando sobre pessoas famosas dos Estados Unidos e Rússia e me perguntam uma do Brasil, e a única pessoa que eu consigo lembrar é um cara que os americanos acham um charlatão que copiou a ideia deles.
Depois desse dia eu fiquei pensando, tentando lembrar de algum brasileiro famoso por seus feitos não esportivos, me ocorreu diversos nomes mais nenhum forte o bastante para eu falar e me olharem com aprovação e não com cara de duvida.*


Outra situação um pouco mais recente, eu estava numa espécie de orfanato, não é bem um orfanato, vou tentar explicar: A Rússia é um pais extremamente grande, é o maior pais do mundo mais mesmo assim tem uma população baixa, o ultimo dado que eu me lembro é que tinha em torno de 152 milhões de habitantes, o Brasil tem 190milhões e quase a metade do tamanho da Rússia, então a Rússia precisa de mais habitantes, solução do governo, fazer o contrario da China, em vez de pagar para você ter somente 1 filho, 2 se o primeiro for menina, o governo russo paga para as famílias em torno de 25 mil reais(aproximado) para ter o segundo filho, o problema é o mesmo das Bolsas(família, escola, etc) no Brasil as famílias pobres que precisam do dinheiro começam a ter 7, 8 ou mais filhos para receber a ajuda do governo, concluindo: as crianças ficam na rua abandonadas comendo o que encontram no lixo, a diferença do Brasil: Criança abandonada na rua aqui é quase certeza de morte no inverno por razoes óbvias, é por isso que criaram esse tipo de orfanato, um abrigo melhor dizendo, as crianças ficam la até atingirem a idade militar e depois vão para o exercito(é a melhor opção). Voltando o foco da historia em mim, eu estava lá nesse abrigo, o rotary levou alguns intercambistas da cidade la para conhecer e levar algumas roupas para as crianças, estava eu, a americana um sul-africano e um canadense, as crianças todas muito eufóricas queriam saber da onde agente era o que agente fazia...
me perguntaram da onde eu era, eu respondi: Brasil, olharam para mim e perguntaram: o que é isso?


Eu estava em um grupinho na escola conversando, quando veio outra pergunta do mal pra mim: "quem é o presidente do Brasil?"
Particularmente eu não sou um grande fã do Lula, mais não tenho nada contra, na minha opinião eu considero um presidente neutro, nem bom nem ruim, mais eu tinha uma pergunta para responder e não sabia o que dizer, eu comecei falando: "o nome dele eh Lula" então me perguntaram se esse era um nome comum no Brasil, eu disse que era um apelido que depois ele incorporou no nome, eu não sei o real motivo de lula, e expliquei de modo geral o que significava..
"a o presidente do Brasil tem o nome de um animal marinho... interessante"
me perguntaram se eu morava em uma fazenda com macacos, me perguntaram se existe igrejas no Brasil, quando me apresento pra alguem a primeira pergunta é se eu jogo futebol, agora me perguntam quem é o presidente do Brasil e as maiores criticas que eu ouvi sobre o nosso presidente é que ele é analfabeto, fala errado, gosta de um pileque, enfim, não é uma boa coisa para meu pais eu falar isso do presidente devido a situação de que aqui ninguém conhece direito o Brasil.

O que eu percebi até agora aqui é que do Brasil os russos conhecem amazonia, Carnaval, futebol.. não conhecem pessoas os costumes a cultura
como muitos brasileiros não conhecem a Rússia também, não fui um cara muuito incentivado a vir para cá, como eu disse em outros posts, a resposta que me davam quando eu falava que eu vinha para a Rússia era que aqui é muito frio as pessoas são muito sérias ninguém conversaria comigo, chego aqui e tudo é diferente. E sou uma espécie diferente digamos assim, na rua só vejo russos e chineses, não vi um negro um indiano, e meus atos para quem me conhecem generalizam os brasileiros, se eu cuspir no chão vão pensar que no Brasil todos cospem no chão, se eu falar palavrão no Brasil só se fala palavrão, se eu dormir o dia inteiro, no Brasil só tem preguiçosos e folgados.
Mas o objetivo desse post não é somente contar minhas experiências aqui, essas ultimas semanas fiquei pensando nesses momentos e me ocorreu algumas perguntas.
O que um russo, um alemão, um africano, um polones, um americano, um canadense, um australiano... pensam, conhecem sobre o Brasil e os brasileiros?
No geral, aqui fora o pais é Futebol e Carnaval e os brasileiros são um povo festeiro e alegre que vão na praia todo dia.
Mas alem disso o que nosso pais tem?
"Moro em um pais tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza!"
somos belezas naturais uma grande floresta e uma festa de uma semana?
é isso que temos a mostrar para o mundo?
e se for isso o que temos qual a lógica de destruir milhares de árvores da nossa floresta todos os dias para criar gado ou plantar?
porque destruimos o que nós temos de mais precioso para produzir comida para pessoas que nem sabem quem somos nós?
eu estou em um deserto gelado no inverno aqui não nasce uma planta, nem um feijãozinho no algodão(porque aqui não tem feijão =D), é só neve pra todo lado, e todo dia vejo produtos brasileiros, frutas, carnes, vegetais.
será que realmente somos o jardim do mundo? ainda somos uma colonia? não diretamente mas parcialmente de vários países ao mesmo tempo.
concluindo...
Na verdade eu não sei pra quem eu estou fazendo essas perguntas, mais são perguntas que eu não encontrei resposta pensando sozinho, por isso estou dividindo aqui
esse blog eu criei para poder mostrar, dividir minhas experiencias aqui na Rússia, e também pra expor meus pensamentos, grande parte do que eu escrevo são coisas que eu penso ou sinto aqui, as vezes é tão foda você num pais diferente ninguém fala sua língua costumes diferentes etc etc, e quando estou de saco cheio de ouvir russo ou com muita saudades do Brasil, dos amigos, da comida, de conversar com alguém em português eu venho aqui no computador e escrevo para postar no blog.

só pra constar: sou melhor pensando do que escrevendo, os posts nunca ficam do jeito que eu pensei, era pra ter ficado melhor...

*se alguém lembrar de algum brasileiro famoso que não seja jogador de nada poste aqui por favor =P

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Acho q a Sandy & Junior.. e conhecido nao é kkkkkkkkkk.

    Mas realmente é dificil achar alguem...

    Sei la o Paulo Coelho o escritor lá nao é conhecido ai ?

    ResponderExcluir
  3. até agora só minha mãe russa aqui conhece e chama ele de Pablo Coelho
    eu falei na hora la mais nao conheciam...

    ResponderExcluir
  4. João
    Adorei seu blog!! Muito interessante e não vejo a hora de você atualizar pra eu poder ler mais!!
    Fico triste em saber que eles pensam isso do brasil!! ;/
    Mas muitoo feliz por você e pelas coisa que está aprendendo, conhecendo e transmitindo pra nóss daqui!!

    To morrendo de saudades!!

    Amo vc
    bejoo

    ResponderExcluir
  5. João... Aqui é a Aline d São Paulo, q passou dois anos em Irkutsk....
    Cara, vc tá com os Komlik?! Eles são maravilhosos... Fala pra eles q eu os amo d paixão e q morro d saudades!!!!
    Pois é... t disse q o inverno é bem complicadinho... Mas em questão d internet, eu postava semanalmente tb,eu ia pruma lan house, q fica perto na esquina da Karl Marx com a Lenin, no subsolo... achei barato e a velocidade é boa... Escreve td, grava num disquete ou pendrive e posta na lan...

    Bjinhos... Bom frio!

    P.S.: É um mistério esse feriado do dia 7 d novembro... huhauhauhauhauhauahua...

    ResponderExcluir
  6. P.S.1: Nhá... Seu blog é mto show!

    ResponderExcluir
  7. oloco jão tem a gisele budchen tem aquele ator q fez as panteras e não falou nada.. e por ai vai!

    ResponderExcluir
  8. uma vez a gisele apareceu em um comercial e eu falei que ela era brasileira eles soh me olharam e falaram "é? que legal" mais nao conheciam, o outro cara que nao falou nada nas pantera prefiro nao comentar =D

    ResponderExcluir