terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Agradecimentos

Quero agradecer a todos que estão acompanhando o blog
recebi comentarios estimulantes e um e mail em especial que fizeram meus dedos formigarem pra escrever mais, maas para escrever tenho que viver, conviver e aprender aqui
podem ter certeza que estou fazendo o melhor, e quando e voltar vou deixar esses russos morrendo de vontade de conhecer o nosso pais.
como embaixador do meu pais tenho o prazer e a obrigação de passar a melhor impressão possivel do Brasil.
por isso podem contar comigo ;)

Dia MARA~mais nao vo falar dele =p

hohoho foto engraçada pra caramba
nao sei quem ta pior
essa é pro Luquinhas que me da um apoio gigantesco aqui no blog =D, apesar de soh comentar besteira e me zoar nos comentarios¬¬ aiahssahsiushasi aqui eh no colegio, em uma aula de informatica que a professora tava doente e nao pode ir, detalhe la atras todo mundo jogando counter-strike asshiauhssauhsaisuhsauh, nas aulas normais eles aprendem programaçao, umas coisas muito estranhas, um sistema pascoal que até agora eu nao vi real utilidade parece mais um ms-dos... , na hora eu fiquei na duvida: jogo cs, um jogo de violencia onde o objetivo é matar seu adversario, e quando ta todo mundo morto começa denovo oouu sentar em volta de garotas e ficar conversando, na foto vcs podem ver minha decisão: todos os computadores estavam sendo usados =/ =p

2 situaçoes interessantes me aconteceram nos ultimos dias vou contar por ordem cronologica:
na sexta feira tava muuito frioe por razoes que eu vou ecrever em outro post dedicando atenção especial, nao fui na aula e nem sai de casa, acordei tarde almoçei/tomei cafe da manha e fui estudar um pouco de russo, no inicio da tarde parei e fui ler um livro que eu tniha no computador, o nome do livro é O Cemitério de Stephen King, autor que eu admiro e sempre que posso leio um livro dele, sentei na sexta feira e li esse livro:
NOTAS DA ORELHA DO LIVRO

Será que Stephen King é capaz de assustar a si mesmo?
Terá o autor de Carrie, O Iluminado, Cujo e Christine concebido alguma vez uma história tão horripilante que por certo tempo não se dispôs a terminar de escrevê-la? Sim.
Aqui está ela.
Ambientada numa pequena cidade do Maine, para a qual um jovem médico de Chicago, Louis Creed, se muda com a família, O Cemitério começa com uma visita a um “simitério” nos bosques, onde gerações e gerações de crianças enterraram seus bichos de estimação. Mas atrás do “simitérío” de bichos há outro cemitério, uma terra que atrai as pessoas com promessas sedutoras... e medonhas tentações.
À medida que a história se desenvolve, avança também o pesadelo do sobrenatural, tão horrível que, em certos momentos, o leitor não vai querer continuar... Mas será incapaz de parar.
Você faz isso porque a coisa se apodera de você, diz o bom velho com seu segredo.
E Inventa razões... e elas sempre parecem boas razões... Mas faz isso principalmente porque você já esteve lá em cima, aquele é o seu lugar, você pertence a ele . . Ao “ Simitério” de Bichos, e ao que jaz além...
“O mais novo romance de King é, ao mesmo tempo, um maravilhoso retrato de família e o Iivro mais assustador que já foi escrito... As últimas 50 páginas são tão horripilantes que podem tirar o fôlego do leitor... Espirituoso, Inteligente, observador, King nunca foi um artista tão humano.”

como deu pra perceber o livro eh meio macabro, terminei de ler as 7 ou 8 horas da noite, e o que eu acho legal do livro de terror em comparação com o filme de terror, é que você nao ve imagens de como é a cena voce imagina ela o que na minha opniao amplifica um pouco o terror, e o tempo que a história meche com a gente.
Um dos animais que eu acho mais interessantes sao os gatos, dizem que eles podem ver fantasmas tem extra sentidos podem prever um futuro proximo, e temos um gato aqui em casa, o nome dela eh Dushka, ela eh bem velha tem ou 12 ou 20 anos nao me recordo certinho, e ela é bem preguiçosa nunca se meche muito, mia pouco dorme bastante.
no dia que eu li o livro eram umas 10 ou 11 da noite e eu tava sentado lendo um livrinho de vocbulario que eu ganhei, mais tava pensando no livro de terror tambem, quando parei de ler e levantei a cabeça escutei um berro meio rouco, me gelei intero, dai olhei pra porta do quarto tava a gata ali parada olhando na minha direçao, mais nao estava olhando pra mim, tava meio que olhando atravez de mim como se tivesse alguma coisa em volta de mim. pensei: Pronto, tem um espirito do mal aqui, to ferrado. fiquei com medo mesmo, dai ela deu outro berro, foi um berro mesmo nao um miado, dai eu a tava alucinado meu olho ja tava vendo meio embaçado ja tava vendo alguma coisa de canto de olho, dai a gata berra e sai correndo pra lavanderia, mais correndo mesmo, muito rapido e da outro berro la e correu denovo pro coredor e depois entrou no banheiro, eu meio que fiquei paralizado soh olhando pro lugar aonde ela tava, como se tivesse alguma coisa me segurando na cadeira, quando ela saiu do meu campo de vista eu levantei e fui atraz dela, quando cheguei no banheiro ela tava la encolhida dai e cheguei perto ela encolheu mais ainda tipo com medo de mim, e ela nunca teve medo de mim, peguei ela e levei ate no meu quarto coloquei a mão no peito dela e quando cheguei perto da cadeira com ela o caração dela disparou, sai do quarto e fui pra lavanderia, la tinha um casaco preto todo rasgado no chao, coloquei ela em cima do casaco e ela ja tava normal so ficou me encarando como se nada tivesse acontecido ela tava me olhando normal e nao com os olhos do mal que ela tava ha 2 minutos antes...
segundo acontecimento, esse é interessante eu prometo =D:
tava assistindo tv na cozinha durante a janta e passando um programa de comedia, um tipo de zorra total soh que a diferença eh que aqui é engraçado, dai um carinha falou "brasilia", eu nao tava prestando muita atenção e só ouvi ele falando : ia iz brasilia, significa eu sou brasileiro, dai perguntei qual era a historia, dai minha mae me explicou que aqui na russia, europa e talz mesmo nao conhecendo profundamente e as vezes nem superficialmente o Brasil, ser brasileiro é extremamente popular, as pessoas gostam de brasileiros, argentinos peruanos americanos africanos australianos venezuelanos chilenos... sao tudo normal, se vc fala que eh de um desses paises vc eh normal, mais se vc fala que eh brasileiro vc se torna interessante as pessoas querem te conhecer, e isso foi provado pra mim em 3 situaçoes, primeira delas:
eu estava voltando de uma reuniao do rotary a noite pra casa junto com 2 meninos que estavm meio que me escoltando ate em casa mesmo eu sabendo o caminho, a mae deles eh do rotary e achou melhor que eles fossem comigo, nao intendi a razao, o mais alto devia bater no meu umbigo, e eu sabia o caminho, mais achei melhor nem falar nada, vim andando com eles uns 10 ou 20 minutos de caminhada e no inicio me apresentei perguntei o nome deles e falei o meu, eu me apresento como John como se fala em ingle "dion" porque, acredito eu que seja mais facil o telescopio Hubble descobrir que no meio de cada buraco negro tem um homenzinho com uma lanterna procurando um fuzivel queimado(tbbt) , do que fazer um russo falar ã eh fisiologicamente impossivel, entao eu falo que sou o John mesmo, nao perco tempo explicando nem eles tentando falar,continuando.. eles ouviram meu nome e começaram a conversar em russo, eu nao presto muita atençao na conversa dos outros mais eu ficava escutando eles falarem do EUA, do Barack coisas doa estaites, até que um tempo depois um deles me perguntou como que é morar nos estados unidos, eu falei que eu nao morava nos estados unidos, falei que eu sou brasileiro e morava no brasil, quando eu terminei de falar eles mudaram ficaram empogados e começaram a perguntar coisas e queriam me ouvir falar, 70% dos assuntos foram sobre futebol mais acho que o futebol eh uma otima forma de começar uma conversa aqui ainda mais quando um dos participantes eh brasileiro.
segunda situação:
fui na academia aqui perto de casa com meu irmao, agente foi denoite, tinha pouca gente, e o instrutor veio falar com agente, acho que toda academia deve ter pelo menos um cara que nem aquele instrutor, meio baixo careca e bombado, a academia que nao tem um cara desses nao pode conseguir um alvara pra poder funcinar, meu irmao se apresentou eu me apresentei, John, meu irmao falou pro instrutor que eu era brasileiro, suponho eu que se ele tivesse sombrancelhas elas provavelmente estariam erguidas depois que ouviu brasileiro, dai ele perguntou se eu era do Brasil mesmo eu falei que sim, ele falava um pouquinho de ingles dai agente ficou um tempo conversando la, e qualquer exercicio que eu ia fazer ele vinha me ajudar a montar ou me explicava alguma coisa e meu irmao sozinho la no canto do supino =D
terceira situação, essa pra mim é importante=p:
desde que eu cheguei na escola, modestia a parte, eu sou um super star=D
eu ando nos corredores todo mundo me olha e sorri(sorri, nao da risada) os meninos vem apertar minha mao e perguntar como que eu estou, se eu estender minha mao pra qualquer pessoa naquele predio e falar : zdravstvite, minia zavut John (ola meu nome é "João") eu tenho certeza que é um amigo(a) a mais que eu faço, quando cheguei pensei que ser de outro pais eh ser a sensação, mais quando a americana chegou nao foi a mesma coisa com ela, ela entrou na sala a diretora falou que ela era dos Estados Unidos, teve uns comentarios sussurrados "ohh estados unidos" mais foi isso, os Estados Unidos é um pais que eles respeitam, soh respeito, do Brasil eles nao conhecem muita coisa, mais querem conhecer os brasileiros, e isso ja ta bom pra mim, é soh essa a oportunidade que eu preciso pra mostrar quem somos nos brasileiros, e que da onde eu vim tem muito mais que futebol e carnaval.
peço desculpas pelos erros ortograficos, abreviaçoes e falta de acentuaçao, eh porque eu tenho que escrever o mais rapido possivel pra nao esquecer e pra nao cobrar muita internet, e revisar cada frase depois da muito trabalho dai nao postaria tao frequentemente.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Velho amigo

hoje acordei as 5 e 30 da manha e fui me arrumar pra escola, tomei um banho meio gelado e escovei os dentes ja estava uns 70% acordado, vim pro meu quarto troquei de roupa fui até a cozinha preparei tres ovos fritos, pao com mortandela e um café com leite, comi meu desjejum olhei o relogio eram 5 pras 7 , coloquei uma camisa uma blusa de la e uma jaqueta, fui escovar os dentes e fui ate o toalete, as 7 e 5 sai de casa com minha mae e ela me levou de carro ateh a escola demora uns 20 e poucos minutos para ir de carro, cheguei na escola e entrei as 7 e 30(minha aula começa as 8) olhei em volta nao tinha ninguem só crianças do outro predio, o lugar de deixar os casacos estava fechado e trancado com cadeado, olhei pro lado o guardinha veio falar comigo, falou alguma coisa que pelo que eu entendi tinha alguma coisa haver com as horas, eram 7 e 35, eu sentei em um banco pra esperar, e fiquei pensando o porque de nao ter ninguem no colegio sera que eh um tipo de horario de verao?, sera que eu to meio loco e errei o horario? fiquei ali uns 10 minutos sentado pensando, dai o guardinha voltou pra falar comigo, falou que nao tinha aula hj era dia nao sei do que, ja deu aquele desanimo, fui ateh o ponto de onibus e pra variar quando eu to chegando perto o onibus que eu tenho que pegar ta saindo, fiquei esperando la chegaram mais uns 6 ou 7 onibus, mais nao eram o que eu precisava, ate que chegou o meu o 77, pra ajudar tava lotado e era um onibus feito na china, nao sei o porque mais todos os onibus chineses tem o teto uns 20 ou 30 cm mais baixo, fiquei apertado e com a cabeça dobrada pra nao bater no teto, ate que vi um lugar vazio, quando tava chegando perto um cara sento olhei pra tras exatamente no lugar onde eu estava de pe uma mulher levantou e outro cara sentou, a unica coisa que eu consegui pensar foi: "porque?" fiquei de pe no meio do onibus dai a mulher da minha frente levantou e eu me joguei no lugar dela, agora eu pensei: "minha sorte esta melhorando", na proxima parada o onibus lotou de novo pensei: "sorte que eu to sentado agora" depois de entrar todos os "novos" passageiros a porta do onibus fechou quando o onibus voltou a andar o cara que tava de pe do meu lado que ja nao estava cheirando muito bem, meio que sentou em mim, ficou apoiado com a bunda no meu braço, olhei pra mulher do meu lado ela tava com um sorrizinho meio que com vontade de dar risada, começei a fazer força pra tirar o cara de mim, mais eu empurrava ele ia e voltava fico pulando, tive uma ideia, quando o onibus fez uma curva e ele desgrudou de mim levantei meu cotovelo e mirei bem no meio da bunda dele, quando o onibus saiu da curva ela "sentou" no meu cotovelo, e ficou la com o meio da bunda no meu cotovelo, tinha um cotovelo no meio da bunda do cara e ele nem se mechia, ou melhor se mechia, depois de um tempo percebi que o cara tava coçando a bunda no meu cotovelo ¬¬, quando eu ia levantar ele desceu do onibus, mais uns dois pontos e era o meu, mais os vidros ficam todos congelado creio eu que seja pela respiração de varias pessoas no mesmo lugar pequeno, e nao dava pra ver quase nada la fora, quando eu levantei e o onibus ja estava andando percebi que tinha acabado de perder o ponto que eu tinha que descer, o engraçado é que quando eu to esperando chegar no lugar que eu tenho que descer a cada 200 metros tem um ponto e o onibus para toda hora, quando eu perco o meu o proximo ponto eh uns 2 kms na frente sem nenhuma parada, desci do onibus e voltei andando temperatura de - 14ºC, nao tava muuito frio, "sorte" a minha, cheguei em casa 9 e 6 e vim aqui contar meu inicio de manha =D, anoite eu posto mais...

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Krasnoyarsk

Ultima semana estava viajando, fui pra Krasnoyarsk, uma cidade relativamente "perto"(na russia 1000km é perto=D) fiquei ums 15 horas pra mais em um trêm, nunca tinha andado de trem na vida, achei mais confortavel que um onibus ja que cada um tem uma cama, apesar da cama pra mim ser quase no meio joelho e eu ter que deitar de pernas dobradas ou deixar esticadas e ver as pessoinhas pulando minha pernas no corredor=D, ou até vir uma velha gorda e me acordar porque nao consegue pular. Krasnoyarsk é uma cidade maior que Irkutsk acho q tem mais de um milhao de habitantes, cidade bonita com bastantes pontos para visitar museus e afins, fui para la porque: antes de vir para a Russia conheci uma amiga,Amanda, no orkut(nao é tão inutil quanto parece) que tambem vinha para russia como intercambista, coincidiu que estamos no mesmo distrito dai ela me convidou para visitar na cidade dela conhecer e eu fui de trem=D algumas fotos ae:


aqui é em um parque que tem que ficar andando um monte cheio de pedras gigantes tipo essas das fotos, é bem legal caminhar dentro da floresta na neve tentar escalar essas pedras
é "diver" =D


esse pedra chama pedra do avô ou alguma coisa assim, obviamente é porque parece um rosto (se alguem nao conseguiu ver pede ai que no proximo post eu desenho =D)



aqui é em um museu de la, nunca tinha visto um mamute de perto, e acho que ainda nao vi ja que sao só os ossos do bicho



no museu também umas estatuas fazendo tipo um cenario dos tempos antigos(ia falar medieval mais nao creio que seja medieval)




aqui é o nosso amigo Lenin em uma pintura na parede, parece que ele morou um tempo em Krasnoyarsk quando foi exilado.. to pensando em deixar uma barbinha igual a dele =D

desde que eu sai do Brasil em novembro, até agora não vi ninguem com cabelo parecido com o meu, acho que eu ja falei disso em outro post, mas andei pensando, se meu cabelo crespo/cacheado ja é diferente e quando eu ando na rua fica todo mundo me olhando como se eu fosse um animal no zoologico(comparação tosca) to pensando seriamente em começar a usar um estilo afro black power, um dia vou sair na rua de black e com uma camera dentro do casado filmando as pessoinhas me olhando na rua e vou postar aqui =D
ps: recebi um comentario animador na outra postagem=), mais nao gostei do "fiquei com do de vc"¬¬ =D
Beijos me liguem =*

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Pense...

hj tava uma monotonia e sai pra dar uma volta, fui até o rio Angara que eu nao tinha ido depois que parcialmente congelou, em um dos primeiros posts tem foto dele normal as fotos abaixo sao dele congelado.
é legal sentar na beira do rio, mesmo que congelado e ficar pensando, ao mesmo tempo que esta bem frio o sol batendo no rosto cria uma sensação agradavel, nem quente nem frio parece um outro lugar, é bom pra pensar, lembrar de coisas, imaginar o futuro...
tem um carinha pescando la no meio , sahsisausauisahsus, da um medo do caramba ficar em cima do gelo congelado sabendo que em baixo de vc tem um rio correndo muito rapido e frio..



terça-feira, 6 de janeiro de 2009

=D

quase meia noite aqui, to sem nada pra fazer e quase indo dormir achei um negocio engraçado aqui no meu pc resolvi postar, tambem mudei o jeito de comentar ficou mais facil e pratico, entao comentem, nao sobre esse mais sobre os outros posts =D

machão de verdade as regras
Mando-lhes, abaixo, ensinamento dos mais úteis.

-Às mulheres, para reconhecerem logo a bicharoca, e dar-lhe logo um pé norabo.

-Aos homens, para descobrirem rápidamente o viadão e baixarem-lhe o cacête, para deixar de ser besta e não tentar freqüentar ambiente de machos.

Como medir um homem na escala entre macho e bicha

Higiene pessoal 1

a.. Toma banho em 3 minutos e usa sabão em barra = ÍNDIO GROSSO DOS PAMPAS
b.. Toma banho rápido e usa xampu = HOMEM MÉDIO
c.. Demora meia hora e usa sabonete líquido = TENDÊNCIAS GAYS OCULTAS =d.. Toma banho de espuma na banheira = VIADAÇO ASSUMIDO

Higiene pessoal 2

a.. Mija em pé e nem sacode o pau: MACHO PARA CARALHO
b.. Mija em pé e sacode o pau para secá-lo: MUITO HOMEM
c.. Mija sentado e seca a ponta do pau com papel higiênico: MUITOGAY, PRATICAMENTE UMA MOÇA

Higiene Pessoal 3

a.. Faz cocô e limpa a bunda mal e porcamente : GAUDÉRIO VELHO
b.. Faz cocô e limpa a bunda normalmente: VARÃO
c.. Faz cocô depois toma banho lavando a bunda: GAY
d.. Faz cocô e depois limpa a bunda com lenços umedecidos e perfumados:PEDERASTA DE CARTEIRINHA

Uso de cremes e bronzeadores

a.. Não usa - MACHO
b.. Usa um pouco no verão - SENSÍVEL
c.. Usa bastante no verão - BICHINHA
d. Usa bastante o ano todo - BICHA TOTAL

Presentes que gosta de ganhar

a.. Uma garrafa de cachaça ou whisky - HOMEM MÁSCULO
b.. Uma peça de roupa - FINO
c.. Doces, bombons etc. - MEIO VIADO
d.. Flores e/ou perfumes - VIADAÇO

Tratamento dos animais de estimação

a.. Seu cão vive no quintal e come restos de comida = VARÃO
b.. Seu cão vive dentro de casa, come ração especial = DELICADO
c.. Acaricia muito o gato que dorme na sua própria cama = BICHA TOTAL

Tratamento das plantas

a.. Se alimenta de algumas delas = RAMBO
b.. Tem algumas plantas no quintal que não são regadas = MACHO
c.. Cuida das plantas e dos arbustos = FLORZINHA
d.. Rega, poda plantas e flores de seu jardim = BICHINHA PURPURINADA

Uso do espelho

a.. Não usa = VIKING
b.. Usa somente para fazer barba e pentear cabelo = VAIDOSO
c.. Admira sua pele e observa seus músculos = GAY
d.. Igual ao GAY, e ainda admira seu bumbum = LOUCA DESATADA
e.. Admira-se com diferentes perucas, vestidos e maquiagem = TRAVESTI

Penteado

a.. Não se penteia = MACHÃO
b. Penteia-se depois do banho = HOMEM
c.. Penteia-se várias vezes ao dia = FRESCO
d.. Penteia-se várias vezes ao dia e pinta cabelo = BICHA
e.. Penteia os outros e dá conselhos de penteados = BICHA LOUCA

Esportes preferidos

a. Futebol, luta livre, automobilismo = MACHO DE CARTEIRINHA
b.. Tênis, boliche, voleibol = TENDÊNCIAS GAYS OCULTAS
c.. Aeróbica, spinning = LOUCA
d.. Os mesmos, mas usando short de lycra = EXTRA BOIOLA

Comidas preferidas
a.. Capivara, javali, animais assados, comida apimentada e gordurosa =TARZAN

b.. Peixe e salada para não engordar = SENSÍVEL
c.. Sanduíches integrais, consomées = FRESCO
d.. Aves acompanhadas de vegetais cozidos no vapor = BICHA MUITO LOUCA

Cerveja

a.. Gelada e em grandes quantidades = MACHO DEMAIS
b.. Só uma para matar a sede no calor = BICHICE SOB CONTROLE
c.. Com limão e sal = SUPER BICHA
d.. Sem álcool = PRATICAMENTE UMA LIBÉLULA ESVOAÇANTE

Teltsi

domingo fui em uma especie de parque, com umas cabanas tipo de moradia antiga tinha bastante coisa interessante, la eu vi um boneco de neve marrom que parecia um amendoim e asstava as crianças, saishiusahsius, muito ridiculo =D


eu e minha amiga nelly, o curioso eh q o apelido dela é Nellia e o nome dela é Nelly, ou seja o apelido é maior que o nome ¬¬

nas proximas 2 fotos eu estava em cima do rio congelado, igual nos filme aauiaaihuiaha
dava pra ver o rio correndo uns 30 metros la na frente





ai eh uma cabaninha que eu nao lembro periodo nem nada, só uma foto numa cabana velha =D
aula de historia é comigo, nao lembro nada... =P

acabei de voltar de um jantar nao lembro do que se eh o ano novo antigo ou oq, acontecei uma coisa que eu to rindo até agora, minha mae aqui tava falando com o outro filho dela que esta estudando nos estados unidos atualmente e depois ela veio falar pra mim:
vou por traduzido oq eu intendi ela falou meio em russo e meio em ingles
"familia Boris nig, nig, monkey"
eu ja tava dando risada com isso, Nigg em ingles eh chamar um negro de preto, eh um nome ofensivo, familia ela falou em russo e o que ela quis dizer é que aqui na russia o apelido do boris eh macaco a familia dele aqui chama ele de macaco
o que eu entendi foi: o Boris mora em uma familia de pretos macacos
asahsihsasauihsauhsas
to rindo sozinho aqui
=D




sábado, 3 de janeiro de 2009

3 posts em um dia, record =D

esse post é uma homenagem a um grande amigo meu, Luiz Paulo, que faz aniversario hoje
posso dizer com toda certeza que esse cara foi praticamente um irmão pra mim
Alguns dias atrás li no blog dele a seguinte frase:
"Certa vez um amigo, me disse que os amigos que ele pensava que fossem amigos verdadeiros, simplesmente pararam de falar com ele, enquanto ele estava no intercâmbio.Cheguei a seguinte conclusão.. Intercâmbio não só serve para o amadurecimento de um intercambista.. mas também para "separar" a verdade, da falsidade.Bom.. por hoje é isso! :)"
Nos conhecemos quando eu tinha 7 anos, foi um dos primeiros amigos que eu tive depois que me mudei para Beltrão, e um dos unicos que sobraram depois que eu me mudei pra Cornélio.
E é assim que eu percebi que para amigos de verdade a distancia nao faz diferença, e que sempre podemos contar com esses amigos, estando do seu lado ou a milhares de quilometros de distancia.
Feliz Aniversário meu amigo...

Patria amada, Brasil!!



Em meados de Agosto de 2007 eu estava em Londrina fazendo a prova de intercâmbio
a prova era dividida em 2 partes, a primeira parte objetiva e a segunda era uma entrevista onde +- 5 ou 6 rotarianos faziam perguntas de diferentes tipos testando conhecimentos gerais e sobre rotary, uma das perguntas que me fizeram foi:
"quando você estiver em outro pais no seu ano de intercâmbio, o que você vai falar sobre o Brasil??"
minha resposta foi:
"acho que a primeira coisa é mostrar que o Brasil não é só futebol e Carnaval, mostrar que tem muito mais que isso..."
uma resposta básica, digamos clássica...

algumas semanas atrás eu fui almoçar em um restaurante com a intercambista americana um outro americano atualmente residente em irkutsk e Lida, a conselheira de estudantes de intercâmbio. Estávamos conversando sobre E.U.A, Rússia e Brasil, quando me perguntaram de alguem famoso do Brasil, Mundialmente Famoso, eu pensei, pensei, pensei e a única pessoa que eu consegui lembrar, que não fosse um jogador de futebol ou voley foi Santos Dummond aparentemente um erro da minha parte ter falado dele junto de 2 americanos, por que pra eles os inventores do avião foram 2 irmão que eu não consigo lembrar o nome...
Minha situação: estavam falando sobre pessoas famosas dos Estados Unidos e Rússia e me perguntam uma do Brasil, e a única pessoa que eu consigo lembrar é um cara que os americanos acham um charlatão que copiou a ideia deles.
Depois desse dia eu fiquei pensando, tentando lembrar de algum brasileiro famoso por seus feitos não esportivos, me ocorreu diversos nomes mais nenhum forte o bastante para eu falar e me olharem com aprovação e não com cara de duvida.*


Outra situação um pouco mais recente, eu estava numa espécie de orfanato, não é bem um orfanato, vou tentar explicar: A Rússia é um pais extremamente grande, é o maior pais do mundo mais mesmo assim tem uma população baixa, o ultimo dado que eu me lembro é que tinha em torno de 152 milhões de habitantes, o Brasil tem 190milhões e quase a metade do tamanho da Rússia, então a Rússia precisa de mais habitantes, solução do governo, fazer o contrario da China, em vez de pagar para você ter somente 1 filho, 2 se o primeiro for menina, o governo russo paga para as famílias em torno de 25 mil reais(aproximado) para ter o segundo filho, o problema é o mesmo das Bolsas(família, escola, etc) no Brasil as famílias pobres que precisam do dinheiro começam a ter 7, 8 ou mais filhos para receber a ajuda do governo, concluindo: as crianças ficam na rua abandonadas comendo o que encontram no lixo, a diferença do Brasil: Criança abandonada na rua aqui é quase certeza de morte no inverno por razoes óbvias, é por isso que criaram esse tipo de orfanato, um abrigo melhor dizendo, as crianças ficam la até atingirem a idade militar e depois vão para o exercito(é a melhor opção). Voltando o foco da historia em mim, eu estava lá nesse abrigo, o rotary levou alguns intercambistas da cidade la para conhecer e levar algumas roupas para as crianças, estava eu, a americana um sul-africano e um canadense, as crianças todas muito eufóricas queriam saber da onde agente era o que agente fazia...
me perguntaram da onde eu era, eu respondi: Brasil, olharam para mim e perguntaram: o que é isso?


Eu estava em um grupinho na escola conversando, quando veio outra pergunta do mal pra mim: "quem é o presidente do Brasil?"
Particularmente eu não sou um grande fã do Lula, mais não tenho nada contra, na minha opinião eu considero um presidente neutro, nem bom nem ruim, mais eu tinha uma pergunta para responder e não sabia o que dizer, eu comecei falando: "o nome dele eh Lula" então me perguntaram se esse era um nome comum no Brasil, eu disse que era um apelido que depois ele incorporou no nome, eu não sei o real motivo de lula, e expliquei de modo geral o que significava..
"a o presidente do Brasil tem o nome de um animal marinho... interessante"
me perguntaram se eu morava em uma fazenda com macacos, me perguntaram se existe igrejas no Brasil, quando me apresento pra alguem a primeira pergunta é se eu jogo futebol, agora me perguntam quem é o presidente do Brasil e as maiores criticas que eu ouvi sobre o nosso presidente é que ele é analfabeto, fala errado, gosta de um pileque, enfim, não é uma boa coisa para meu pais eu falar isso do presidente devido a situação de que aqui ninguém conhece direito o Brasil.

O que eu percebi até agora aqui é que do Brasil os russos conhecem amazonia, Carnaval, futebol.. não conhecem pessoas os costumes a cultura
como muitos brasileiros não conhecem a Rússia também, não fui um cara muuito incentivado a vir para cá, como eu disse em outros posts, a resposta que me davam quando eu falava que eu vinha para a Rússia era que aqui é muito frio as pessoas são muito sérias ninguém conversaria comigo, chego aqui e tudo é diferente. E sou uma espécie diferente digamos assim, na rua só vejo russos e chineses, não vi um negro um indiano, e meus atos para quem me conhecem generalizam os brasileiros, se eu cuspir no chão vão pensar que no Brasil todos cospem no chão, se eu falar palavrão no Brasil só se fala palavrão, se eu dormir o dia inteiro, no Brasil só tem preguiçosos e folgados.
Mas o objetivo desse post não é somente contar minhas experiências aqui, essas ultimas semanas fiquei pensando nesses momentos e me ocorreu algumas perguntas.
O que um russo, um alemão, um africano, um polones, um americano, um canadense, um australiano... pensam, conhecem sobre o Brasil e os brasileiros?
No geral, aqui fora o pais é Futebol e Carnaval e os brasileiros são um povo festeiro e alegre que vão na praia todo dia.
Mas alem disso o que nosso pais tem?
"Moro em um pais tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza!"
somos belezas naturais uma grande floresta e uma festa de uma semana?
é isso que temos a mostrar para o mundo?
e se for isso o que temos qual a lógica de destruir milhares de árvores da nossa floresta todos os dias para criar gado ou plantar?
porque destruimos o que nós temos de mais precioso para produzir comida para pessoas que nem sabem quem somos nós?
eu estou em um deserto gelado no inverno aqui não nasce uma planta, nem um feijãozinho no algodão(porque aqui não tem feijão =D), é só neve pra todo lado, e todo dia vejo produtos brasileiros, frutas, carnes, vegetais.
será que realmente somos o jardim do mundo? ainda somos uma colonia? não diretamente mas parcialmente de vários países ao mesmo tempo.
concluindo...
Na verdade eu não sei pra quem eu estou fazendo essas perguntas, mais são perguntas que eu não encontrei resposta pensando sozinho, por isso estou dividindo aqui
esse blog eu criei para poder mostrar, dividir minhas experiencias aqui na Rússia, e também pra expor meus pensamentos, grande parte do que eu escrevo são coisas que eu penso ou sinto aqui, as vezes é tão foda você num pais diferente ninguém fala sua língua costumes diferentes etc etc, e quando estou de saco cheio de ouvir russo ou com muita saudades do Brasil, dos amigos, da comida, de conversar com alguém em português eu venho aqui no computador e escrevo para postar no blog.

só pra constar: sou melhor pensando do que escrevendo, os posts nunca ficam do jeito que eu pensei, era pra ter ficado melhor...

*se alguém lembrar de algum brasileiro famoso que não seja jogador de nada poste aqui por favor =P

2009


festa de fim de ano, muito loca fui na casa de um raper gente boa pra caramba
espero que todos tenha passado bem o ano e desejo um feliz 2009 pra todo mundo